sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ciberpunk

TETSUO: The Iron Man, Matrix, eXistenZ, Blade Runner, Controle Absoluto, Gamer, entre outros, fazem parte dessa vasta lista de filmes que enquadram dentro de um subgênero da ficção científica denominado por Cyber Punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração ou mudança radical na ordem social.

As histórias ciberpunk são vistas como representações ficcionais do presente a partir de uma extrapolação e especulação das tecnologias de comunicação, como por exemplo, a internet. Homem versus máquina, Inteligência Artificial, Andróides, etc... O argumento da escrita cyberpunk se centra em um conflito entre hackers, inteligências artificiais, e megacorporações, tendentes a serem postos dentro da Terra num futuro próximo. O termo ciberpunk também significa uma subcultura, uma vez que dele fazem parte a mistura entre a música eletrônica e o rock, moda, animações, quadrinhos, etc.

Na literatura ciberpunk, muito da ação se ambienta virtualmente, no ciberespaço - a fronteira evidente entre o real e o virtual fica embaçada. Uma característica típica (ainda que não universal) desse gênero é uma ligação direta entre o cérebro humano e sistemas de computador.

3 comentários:

  1. E tudo começou em Neuromancer. Tenho orgulho de dizer que li/tenho o livro.
    A idéia no livro sintetiza cyberpunk à pichadores virtuais, uma mistura da Alta Tecnologia e submundo (High Tech X Low Life).

    Recomendo demais!

    ResponderExcluir
  2. Desentupimento Descupinização da Desentupidora Abba 24 horas 11 3481-9820 todos os dias da semana inclusive feriados

    ResponderExcluir