As histórias ciberpunk são vistas como representações ficcionais do presente a partir de uma extrapolação e especulação das tecnologias de comunicação, como por exemplo, a internet. Homem versus máquina, Inteligência Artificial, Andróides, etc... O argumento da escrita cyberpunk se centra em um conflito entre hackers, inteligências artificiais, e megacorporações, tendentes a serem postos dentro da Terra num futuro próximo. O termo ciberpunk também significa uma subcultura, uma vez que dele fazem parte a mistura entre a música eletrônica e o rock, moda, animações, quadrinhos, etc.
Na literatura ciberpunk, muito da ação se ambienta virtualmente, no ciberespaço - a fronteira evidente entre o real e o virtual fica embaçada. Uma característica típica (ainda que não universal) desse gênero é uma ligação direta entre o cérebro humano e sistemas de computador.
E tudo começou em Neuromancer. Tenho orgulho de dizer que li/tenho o livro.
ResponderExcluirA idéia no livro sintetiza cyberpunk à pichadores virtuais, uma mistura da Alta Tecnologia e submundo (High Tech X Low Life).
Recomendo demais!
Bem lembrado, Rodrigo!!!
ResponderExcluirDesentupimento Descupinização da Desentupidora Abba 24 horas 11 3481-9820 todos os dias da semana inclusive feriados
ResponderExcluir