segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Primeiros layouts de 2012, desenvolvidos pelos alunos do Senac.

O ano começou "bombando" e os alunos da primeira turma de Formação em Webdesign no Senac, estão D+!!! Vejam os layouts feitos por eles, nesse início de ano... (Estes layouts foram desenvolvidos no programa Adobe Fireworks CS5).

Rhadá Costa

Carolina Dias Afiune
Paulo da Paixão
Leonardo Gomes
Guilherme Ribeiro

Felipe Alencar
Juliane Ferraz

João Augusto

Elaine Cristina

Caio
Leidislaine Barbosa
Wanessa Scalon
Leonardo Magalhães
Breno Luke Rezende

Eu tenho notado que cada vez mais os alunos estão "maduros" na produção de layouts para Websites. O segredo para se fazer bons layouts, é: "ter um olhar crítico", "saber observar", ficar atentos aos detalhes quando estiver navegando, pensar sempre no usuário que navegará no futuro website, sempre, lembrar-se das regras de Design e, sobretudo ter "bom senso"!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Treinando ferramentas de recorte no Fireworks

A imagem abaixo foi usada como referência para os alunos do curso de Web no Senac criar a sua versão digital.

Esta imagem foi produzida durante uma oficina de colagem realizada na Faculdade Alfredo Nasser e é de autoria do aluno Bruno Gustavo.

O que eu acho legal nesse tipo de exercício é que a referencia é a mesma para todos, porém cada um tem a sua própria interpretação... Abaixo temos alguns exercícios de composição feitos no software Adobe Fireworks CS5, pelos alunos do curso de formação em Webdesign no Senac Elias Bufaiçal, a primeira turma deste ano.

Juliane

Paulo

Rhadá Costa

Wanessa

Elaine

Leonardo Gomes
Leonardo Magalhães
Felipe
Guilherme

E essa turma está apenas começando...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Como colorir e dar forma no desenho usando o Photoshop

Este vídeo dispensa comentários... Se você é um admirador do bom desenho e da ilustração assista o vídeo abaixo!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mascotes de times do campeonato goiano de 2012.

Você conhece o Desafio InkTober?


Esses desenhos são de autoria do ilustrador do jornal Diário da Manhã Elson Souto. É uma versão pessoal dos mascotes dos times que estão competindo na serie A do campeonato goiano de 2012.

Goiás Esporte Clube

Goianésia Esporte Clube (o Azulão do Vale)

Associação Atlética Aparecidense

Atlético Clube Goianiense (o Dragão)

E para o Rio Verde, o incrível Hulk!!!

Eu também tenho um canal no YouTube, te convido a conhecer: https://youtube.com/user/galdinodg

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Propagandas que você nunca assistirá na Televisão.

Você sabia que existem algumas propagandas que são proibidas de passar na televisão? Pois é... Eu escolhi algumas para mostrar aqui no blog. São propagandas feitas especificamente para mídias como a internet, talvez por ter um conteúdo mais provocativo.

Eu escolhi os dois vídeos abaixo para mostrar aqui no blog por estarmos em véspera de Carnaval e nada melhor do que alertar o FOLIÃO dos possíveis perigos (DST, AIDS e outras coisas mais...) se não usar preservativos! Uma das propagandas trata o tema com bastante humor e irreverencia. Já a outra tem uma abordagem bastante provocativa e bem agressiva, porém superinteressante, eu aconselho ir até o final. Desculpe-me os mais puristas, mas AIDS é coisa séria!!!

Propaganda 1 - Preservativos Jontex


Propaganda 2 - Campanha contra a AIDS.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Descobrindo novos talentos

Os desenhos abaixo são de autoria de Caio César (KyO). O Caio é aluno no Senai, no curso de Webdesign (do Pronatec) e "manda muito bem" com os desenhos!
Certo dia estávamos conversando sobre trabalhos de autoria, ilustração e outras coisas mais e ele me mostrou alguns desenhos... Achei no mínimo curioso, no curso de Web, descobrir um aluno talentoso no desenho. Vejam alguns desenhos dele.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A importância do design na sociedade Contemporânea

Este artigo foi escrito por Cleber Muniz (um amigo, colega de trabalho e de profissão), que fala sobre a Importância do Design Contemporâneo.

O Design nunca foi tão visado, questionado, estudado e criticado como hoje. A sociedade contemporânea em que estamos inseridos é suscetível de diversas mudanças de valores culturais, econômicos e ideológicos. A sociedade é mantida por diversos fatos sociais, ou seja, coisas que são comuns a todos por consensos anteriormente aplicados através da coerção e da coesão. A maior questão é: O design (seja ele em suas diversas vertentes) é algo comum a todos?

O design é uma tendência que propaga nos diversos meios sociais, mais ainda não é dada a devida importância pela qual deveria de ser tratado, ou seja, algo que todos ( ou pelos o menos a grande massa) saiba a sua função e que é de extrema importância para o auxilio da sobrevivência do ser humano da sociedade contemporânea. O design não existe para um ser humano especifico, ele existe para atingir todos aqueles que vivem dentro da sociedade.

O designer é aquele que projeta que estuda, e concebe idéias e soluções exeqüíveis e tangíveis, numa sociedade que como nunca, necessita de clareza e rapidez para a compreensão das informações, conforto e ergonomia para o seu bem-estar. As pessoas mudaram, o mundo mudou. Somos bombardeados a todo tempo por informações diversas do levantar ao deitar; somos uma sociedade mais exigente. E o designer precisa saber como lidar com as necessidades emergentes no mercado.

É certo que o Design Gráfico perdeu um pouco do seu discurso poético, ideológico e cultural (como se via nos cartazes poloneses e russos séc.XIX e XX) pelo fato da sua grande associação está relacionado a venda e a publicidade. É de suma importância que o designer gráfico como um agente social, entenda a sua própria sociedade e os seus fatos sociais, e construa a partir disso em seus projetos, discursos e expressões que seja capaz de produzir um efeito multiplicador, sendo ele compreendido e absorvido por todos.

A formação social, cultural e científica do designer é um outro fator a ser considerado. O bom designer é aquele que consegue transformar todos esses fatores em algo tangível. A formação social e cultural é coerciva, porém a cientifica precisa ser adquirida e aprimorada, para que o designer não se perca apenas em discursos ideológicos. Como sabemos, não existe apenas uma solução para determinado problema, e nessa sociedade contemporânea, é importante que o designer saiba lidar com as mais diversas problemáticas, prezando pelo bem estar, a ética, e boa conduta social.

Cleber Muniz

Goiânia – GO designer gráfico pela Faculdade de Tecnologia SENAC-GO, desenvolve projetos na área de identidade corporativa, editorial e ideológica.
(munizdesign@gmail.com)
Excelente artigo!