sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A História Secreta da Obsolescência Planejada

A História Secreta da Obsolescência Planejada, é um documentário espanhol de 2011 que aborda uma questão bastante polêmica, de que produtos são fabricados para serem descartados o mais rápido possível. Gerando todo esse consumismo desenfreado.


O documentário tem como fio condutor a história de um cara que leva sua impressora para concertar e se depara com a situação de ter que comprar uma nova. Inconformado ele volta pra casa e começa uma busca pela internet formas de resolver seu problema.

Enquanto isso, o documentário vai mostrando outros produtos vitima da obsolescência planejada. Lâmpadas, meia-calça, geladeiras, carros, celulares, iPod, computadores, etc. Vários produtos são fabricados no intuito de estragarem o mais rápido possível para que compramos novos produtos.


O motor secreto da economia de consumo se chama Obsolescência Planejada. O filme aborda a questão dos recursos do planeta serem finitos e trata também da problemática criada em torno do Lixo Eletrônico. Como está sendo feito o descarte desse material.

O documentário é bastante interessante. Fica a dica quem quiser assistir. Você encontrará no Youtube com o tema: A História Secreta da Obsolescência Planejada. Um outro vídeo complementar a este assunto é "A História das Coisas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário