terça-feira, 3 de maio de 2011

Fotógrafo goiano é homenageado em sua terra natal

Samuel Costa, fotógrafo goiano, nascido na cidade de Jataí, foi um grande divulgador do Brasil na França, teve várias fotografias publicadas nos mais importantes jornais e revistas francês no final dos anos 70 e início dos anos 80. Estudou Fotografia e Cinema em Paris, trabalhou com Daniel Aron um importante fotografo Francês desse período. Alcançou seu reconhecimento quando teve um conjunto de fotografias arquivadas na Biblioteca Nacional de Paris.

Porém no Brasil poucas pessoas conhecem sua história.
Ele foi homenageado sábado passado no dia 30 de abril de 2011, em Jataí no interior de Goiás (sua cidade natal).

Se Samuel Costa estivesse vivo teria completado 57 anos. A abertura e inauguração do espaço de Exposição Samuel Costa foi no dia 30 de abril, sábado (data de seu aniversário) as 20 hs. O local de exposição foi no Centro Cultural Basileu Toledo França na Av. Goiás 1433, Centro - Jataí - GO. Suas fotos estão expostas até o dia 14 de Maio. Entrada Franca.

Eu estive presente no evento a convite da família, participando da abertura e entrevista para TV local, falando um pouco sobre o Samuel Costa, pois foi tema do meu trabalho de pesquisa de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual FAV/UFG.

Confere algumas fotos que eu tirei durante o evento.

Parabéns Jataí, pela iniciativa.

3 comentários:

  1. E aih, Galdino??
    Visite meu blog e avalie: dxbass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o espaço que o professor Galdino ocupa em su blog para divulgar os eventos culturais que acontecem em Goias, como exemplo destacaria sua postagem sobre o fotografo goiano Samuel Costa ja falecido. que foi homenageado em sua cidade natal Jatai Goias, pena que no brasil muitos são homenagenado e reconhecidos depois que morrem, vamos mudar esta historia professor Galdino?
    Waldemir aluno do curso Sistema para Internet da Unifan

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação Waldemir.

    A Universidade Federal de Goiás através de seus programas de pesquisas (mestrado ou doutorado) tem incentivado cada vez mais estudos que revelam valores ocultos a sociedade goiana, como é o caso de Samuel Costa, por exemplo, colaborando na construção da nossa história. Isso é muito importante. Estamos tentando mudar.

    ResponderExcluir