quarta-feira, 18 de março de 2015

Histórias Inusitadas #1

Navegando por este vasto mundo digital chamado internet a procura de novidades, modelos de negócios online e sites com propostas ou histórias diferentes, veja só o que eu encontrei...


A história deste site é no mínimo inusitada. O site é de um país chamado Sealand, provavelmente você nunca ouviu falar, porque não existe em nenhum mapa. Este país encontra-se numa plataforma construída de aço e concreto no meio do mar, em território internacional. Esta antiga plataforma funcionou como uma base militar avançada da marinha inglesa durante a 2ª Guerra Mundial, porém foi abandonada após o fim do conflito.

O país que possui apenas 550 m² e cerca de 30 habitantes não é reconhecido oficialmente pela ONU, porém em sua página oficial afirma que a Alemanha e o Reino Unido o reconhecem. O atual monarca é Michel Bates, filho do Rei Paddy Bates que faleceu em 2012, aos 91 anos." Como se fosse país dos 'sonhos', esta nação não figura nas listas das mais corruptas, nem daquelas com mais impostos cobrados de seus habitantes, eles apenas tentam sobreviver longe do selvagem mundo político.


A História

"Em 1966, Paddy Roy Bates decidiu fundar uma rádio pirata, mas o governo inglês passou a persegui-lo. Para fugir, Bates se mudou para uma antiga plataforma militar inglesa, porém foi desalojado. Contudo, o futuro rei de Sealand não desistiu e rumou para outra plataforma abandonada, mas desta vez em águas internacionais. O governo britânico tentou de novo expulsá-lo, mas neste caso a justiça do país deu ganho de causa a Bates.

Com a vitória nos tribunais, ele decidiu dar um passo maior e fundar seu próprio país dentro da base "Rough Towers", em 1966. Após quase um ano da criação do Estado, em setembro de 1967, Bates convidou todos os amigos para uma festa em sua nova nação e os surpreendeu ao se autoproclamar Rei de Sealand. 



Quem nunca sonhou em ter seu próprio país? Desejo de muitos, mas realidade para pouquíssimos, criar e governar sua nação é uma possibilidade para alguns sortudos e loucos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Pequena, 'fora do mapa', porém muito barulhenta, esta micronação bizarra surgiu da cabeça de seu idealizador que criou bandeira, moeda e até uma legislação própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário