Essa foi a primeira e única exposição fotográfica realizada na Unifan sob minha orientação. A exposição tinha como principal objetivo exercitar o olhar dos alunos, produzindo imagens por meio de uma câmera digital. São recortes do nosso dia-a-dia, que muitas vezes passam despercebidos por todos.
Esta exposição foi uma pequena amostra do olhar crítico dos alunos do 1º período do curso Sistemas para Internet, na disciplina Autoria e Design para Internet I, da Faculdade Alfredo Nasser. A exposição foi realizada durante o MOCCA 2010 que tinha como tema Cidadania e Justiça Social.
A ideia era produzir imagens que denunciassem a falta de cidadania ou a injustiça social. Bastou um conversa com a turma sobre o tema e eles saíram em busca das imagens.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar as leis de trânsito, não destruir telefones públicos... até mesmo, saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
As duas fotos abaixo produzidas pelo aluno Hélio, é um flagrante da violação dos direitos humanos, abandono, injustiça social e cidadania.
Morador de Rua - Foto Fernandes
Morador de Rua - Foto Renata Diniz
Catador de Lixo - Foto Hudson Brendon
Já o aluno Marcelo Bispo, produziu sua fotografia denunciando a alteração no Artigo 618 da CLT, que é uma agressão a nossa cidadania.
E como fica a segurança do cidadão quando a polícia entra em greve? - Foto Hudson Brendon.
As calçadas da nossa cidade é um caso sério. É direito do cidadão de ir e vir e quando a calçada é interditada como observamos na foto abaixo, atrapalhando o transeunte, então estão infringindo os direitos de cidadania. Foto Lucas Rocha.
Aqui, nem a calçada da faculdade foi poupada na fotografia produzida pela aluna Angélica de Oliveira. Imagina um cadeirante, um idoso ou um deficiente físico andando nesta calçada!!!
A qualidade no transporte público é uma questão de cidadania e civilidade, como os alunos Alano Dione e Ednardo Alves mostram em suas fotografias.
A exclusão social e o abandono de idosos em asilos foi registrado pelas lentes da câmera da aluna Wiula Guedes.
O Brasil é um dos países que mais se paga impostos e olha como andam as nossa ruas. Sem asfalto, sem infra estrutura necessária para garantir os direitos de cidadania. Foto Edilson Santos.
Casas populares - Foto Rafael Araújo.
Rua sem asfalto - Foto Wiula Guedes
Direitos iguais para todos. Você já foi até a periferia para ver como estão as praças? Então, o aluno Wedes Borges registrou para nos mostrar...
Nós decidimos revelar as fotos em preto e branco para dar uma estética artística na exposição. O que você acabou de ver foi uma seleção, das várias fotografias produzidas pelos alunos. O envolvimento com a atividade garantiu o sucesso desse trabalho. Parabéns aos alunos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário