A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como "descartalização".
Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.
Veja o que o Caue Moura do canal Desce a Letra fala sobre o assunto.
A obsolescência programada foi criada pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Ele buscou convencer os consumidores a trocar de carro frequentemente, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios.
Bill Gates, fundador da Microsoft, também adotou esta estratégia de negócio nas atualizações do Windows. Hoje a maioria das empresas de tecnologia e principalmente de celulares usam esta estratégia para faturar milhões de dólares.
Assista também o documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada" no youtube, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=o0k7UhDpOAo&feature=youtu.be
Nenhum comentário:
Postar um comentário