segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Política da boa vizinhança

O ano era 1950, respondendo a um pedido do governo Americano que buscava a todo custo uma aproximação com o Brasil, WALT DISNEY criou (entre outros) este curta metragem antológico. Era o fim da 2ª Grande Guerra Mundial e o governo americano temia que o Brasil pudesse se tornar um país comunista.

Uma verdadeira raridade, esse desenho foi criado no início dos anos 50, inteiramente à mão, sem computadores nem outro tipo de ajuda como os efeitos especias do cinema de hoje em dia.


Esta raridade foi encontrado durante uma vasta pesquisa realizada por uma aluna e grande amiga (Indiara Artiaga) na busca de uma música para a realização de um vídeo sobre o Rio de Janeiro. Prontamente resolvi postar no blog para compartilhar com todos vocês, espero que apreciem.

2 comentários:

  1. Cara que SHOW!!!!
    Amei, amei, amei de novo...
    Eh envolvente, marcante, nos remota a uma particularidade nossa, que não anda muito em alta, a cordialidade...
    Mas também eh interessante perceber o que há por trás de uma produção dessa envergadura...Não vamos entrar nesse mérito! Ficamos com a arte!!! PERFEITA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por contribuir com o seu comentário aqui no Blog, caro amigo anônimo!

    De fato, o pessoal da Walt Disney fez a lição de casa. Era uma encomenda e eles foram extremamente profissionais. Estudaram bem esse jeito brasileiro de ser e conseguiram inserir no personagem Zé Carioca todos esses elementos fortes da nossa cultura, da nossa identidade.

    O curta-metragem apresenta diversos elementos tipicamente brasileiros, a cachaça, o samba, o gingado, o jeito malandro... Enfim, eu também adorei, tanto é que virou post aqui no Blog. Valewww!!!!

    ResponderExcluir