sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Imagens Históricas

As fotografias abaixo mostram diversos momentos históricos, bastante interessantes, que nos faz viajar no tempo.

O dia da Abolição


Foto da sessão no Senado para a votação da Lei Áurea, 1888. Em 13 de maio de 1888, às 15 horas, a Lei Imperial n° 3.353, ou Lei Áurea, foi sancionada pela Princesa Isabel, abolindo a escravatura no Brasil. (Foto: Antônio Luiz Ferreira)


Forca



Foto da execução de quatro dos conspiradores e acusados da morte do presidente Abraham Lincoln. No dia 7 de julho de 1865, Alexander Gardner, registrou a execução de quatro dos assassinos (Mary Surratt, Lewis Powell, David Herold e George Atzerodt) de Abraham Lincoln. Esse também foi o registro da primeira execução de uma mulher pelo governo. (Foto: Alexander Gardner)


Pós-Guerra


Foto de cidadã alemã passando em frente a uma placa dizendo "trabalho de Hitler", algumas semanas após o fim da Segunda Guerra. (Foto: Abraham Pisarek.)


Não ao Nazismo!


O homem que não saudou os nazistas. No dia 13 de junho de 1936, durante o lançamento do Horst Wessel, um navio militar alemão, um homem se destacou no meio da multidão que fazia a tradicional saudação nazista. Era August Landmesser, um trabalhador do estaleiro de Hamburgo que permaneceu de braços cruzados desafiando o nazismo.


Bob Marley no Brasil


Foto de Bob Marley no time de Chico Buarque e Toquinho, 1980. "Em março de 1980, convidado por sua gravadora, Bob Marley desembarcou no Brasil. Logo na chegada, teve problemas com a polícia federal, que não lhe concedeu o visto de trabalho, acabando com as chances de qualquer apresentação em palcos brasileiros. O rei do reggae se hospedou no Copacabana Palace, assistiu a um show de Moraes Moreira e visitou a Rocinha, que achou muito parecida com os guetos de Kingston. Um dos momentos mais divertidos foi um jogo de futebol no campo de Chico Buarque. Como se vê na foto, o time do jamaicano contava, entre outros, com Chico, Toquinho e o jogador vascaíno Paulo César Caju. A turma venceu a equipe de Alceu Valença por 3 a 0. E Bob Marley tratou de guardar o seu." (Fonte/texto: Almanaque Brasil).

Colete a prova de Balas


Foto de um teste de colete a prova de balas, 1923. Apesar de roupas resistentes serem criadas desde a antiguidade contra ataques de animais, espadas e flechas; o colete a prova de balas não possui uma data muito certa de sua criação. É possível encontrar muitos sites colocando a data de sua criação na década de 60 do século XX. Contudo, como mostra essa foto/registro histórico, em 1923 já haviam testes para esse tipo de proteção. (Fonte: Library of Congress).


Programa Silvio Santos

 
Sílvio Santos em seu programa dominical na TV Paulista (atual Rede Globo), fazendo a entrega de um Gordini zero quilômetro, sorteado pela Cestas de Natal Amaral. (Fonte: antigosverdeamarelo.blogspot.com.br / Foto: Arquivo Pessoal de Rui Amaral Lemos Jr.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário