quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Uma biblioteca digital, chamada Internet Archive.

ATENÇÃO você que é pesquisador, historiador, estudante ou simplesmente um curioso da internet, o site Internet Archive (http://archive.org/index.php) é uma espécie de biblioteca digital que arquiva todos os sites publicados na internet desde 1996.

"O Internet Archive, é uma organização sem fins lucrativos, que funciona como uma biblioteca digital de sites da Internet e outros artefatos culturais em formato digital. Como uma biblioteca de papel, nós fornecemos o acesso livre para os pesquisadores, historiadores, acadêmicos e público em geral." (texto extraído e traduzido do site Internet Archive).


Se você precisa fazer um estudo de diferentes interfaces utilizadas pelo site uol nesses vários anos de existência do mesmo, o Internet Archive é o melhor site para fazer isso. Ou se você precisa fazer uma pesquisa de algum site que você publicou na internet, porém, já saiu do ar... Lá você irá encontrar tudo, inclusive um relatório de todos os dias que você publicou e os dias que você fez alterações no site, é impressionante!

PS.: sabe aquelas ideias de conspirações, de que a internet é monitorada e coisa e tal?... Então eu não acreditava nisso até conhecer esse site!... rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário