quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sustentabilidade, Ecologia e Design...

Ecologia, meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem são temas que vem ganhando cada vez mais importância dentro das instituições de ensino superior.

(Fotos: Tatiana Cardoso Porto, estudante do 4º Período do curso Design Gráfico da Faculdade Senac).

Se observarmos a grade curricular do curso superior Design Gráfico da Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás, encontraremos no 4º Período uma disciplina chamada Ecologia. Isso nos mostra como a Instituição SENAC está preocupada em inserir uma consciência ecológica na formação profissional dos seus alunos.

Além de assistirem o documentário Lixo Extraordinário e realizarem leituras e debates sobre projetos de design sustentáveis, os alunos do 4º período do curso Design Gráfico visitaram o aterro sanitário de Goiânia (o lixão), como atividade extraclasse. Também faz parte do cronograma da disciplina visitar uma cooperativa de reciclagem.

Durante o semestre os alunos recebem informações e orientações sobre meio ambiente, sustentabilidades, reciclagem e etc. É bom que o designer saiba agregar valores de sustentabilidades em seus projetos, pois as empresas já estão se adaptando a nova ordem mundial e necessitam de profissionais antenados a essa nova realidade.

Conscientizar o designer de que ele é um dos profissionais que se encontra no início dessa cadeia produtiva, mostrar que ele é responsável sim na formação de todo esse lixo e que ele pode inserir em seus projetos conceitos de sustentabilidades, fazendo escolhas de produtos biodegradáveis que não prejudica tanto o meio ambiente, é fundamental na formação desse novo profissional.

Quando o designer for fazer uma campanha para uma determinada empresa poderá buscar alternativas que polui menos o meio ambiente, ou quando for projetar uma embalagem para um determinado produto, por exemplo, pode optar por materiais biodegradáveis.

Há a necessidade de mudar a forma de pensar para construirmos um mundo melhor, com uma maior consciência planetária. Precisamos de profissionais que se preocupam com o meio ambiente. Parabéns pela Faculdade SENAC pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário