domingo, 11 de dezembro de 2011

Com a palavra, o ilustrador! Orlando Pedroso...

A abertura do Fake Fake 3ª Dimensão aconteceu no dia 18 de novembro pela manhã com a mesa redonda "O mercado de ilustração". No período da tarde (as 14hs) tivemos no auditório da faculdade SENAC, a palestra SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil)? Com a palavra, o ilustrador! Orlando Pedroso. Eu fui nesta palestra e gostaria de compartilhar com vocês o que foi dito.

O Orlando iniciou a palestra falando sobre a sua trajetória profissional até chegar ao reconhecimento. Abordou os pontos altos e baixos da sua carreira e das dificuldades encontradas pelo caminho. Foi ilustrador no Jornal Folha de São Paulo por muitos anos. Ele relatou a sua experiência no mercado de trabalho no qual faz parte ativamente a mais de 30 anos. Deu várias dicas sobre a profissão de ilustrador e o mercado de ilustração. Falou sobre as relações do ilustrador com os clientes, com o trabalho e com o chefe. Contou várias histórias engraçadas pontuando certas lições para quem deseja trabalhar como ilustrador. Mostrou vários desenhos e explicou o processo de produção (que material usou para desenhar, qual software usou para colorir) enfim, vejam algumas fotos da palestra!

Para Orlando existe uma grande diferença entre ilustrador e desenhista. O ilustrador é aquela pessoa que produz desenhos profissionalmente e publica numa revista, jornal, web ou em qualquer outra mídia. O ilustrador recebe pelos desenhos publicados. Já o desenhista é apenas uma pessoa que gosta de desenhar e faz isso esporadicamente.

No dia seguinte (no sábado) das 14hs as 18hs, tivemos a oficina de ilustração com o Orlando. Veja o vídeo...


Esses foram alguns desenhos produzidas durante a oficina. Primeiro trabalhamos com uma caneta Bic preta e papel Canson A3 desenhando árvores, fazendo hachuras, para soltar o traço.


Depois com lápis 6B e papel Canson trabalhamos o traço livre, desenhando rostos.


E por fim tivemos a oportunidade de trabalhar com tinta acrílica, pincel de diversos tamanhos e Papel Canson, sempre sob orientação do Orlando.

Segundo Orlando, para uma pessoa atingir o nível profissional, deve observar algumas questões: 1º - o profissional não deve fazer qualquer desenho, só por fazer; 2º - o profissional tem que ter responsabilidade sobre os desenhos que faz e publica; 3º - quando o profissional assina um trabalho, deve estar atento com esse material que é levado a público, porque a sua reputação está sendo construída a partir dai.

Enfim, gostaria de agradecer o pessoal do coletivo Fake Fake, pois foi muito bom ter participado do evento. Eu aproveitei a oportunidade para tirar várias dúvidas com o Orlando, mostrei alguns desenhos para ele e recebi muitas dicas, como por exemplo, nunca sair de casa sem o sketchbook (um caderninho de desenho) e sempre estar desenhando, treinado... Enfim, só a prática nos leva a perfeição.

Quer conhecer alguns trabalhos publicados do Orlando? Então Clique aqui.

Para saber mais sobre a profissão de ilustrador, acessem o site da SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil).

2 comentários: